quinta-feira, abril 27, 2006

"o matricínio", ou sobre a lenda

Amanhã se comemora o Dia do Cabeça de Cuia (?!) aqui em Teresina. Nunca entendi muito esta data comemorativa, mas ok. Hoje teve um evento realizado pela Fundação Monsenhor Chaves para comemorar esta data, no parque da cidade. Um lugar muito bacana e sub-aproveitado daqui de therezina...Era para ter eventos super legais lá, todo mês, toda semana... ocupar aquele espaço. Na oportunidade houve a estréia do novo trabalho do Balé da Cidade de Teresina, o primeiro da autoria do Valdemar Santos, baseada na lenda da Porca do Dente de Ouro. Foi uma estréia bonita, energia boa... mas não posso falar "de fora", da lente de quem viu, já que eu estava dançando. Mas de dentro eu me diverti muito!

Mas ainda voltando à lenda, não consigo entender esta idéia de ter um dia do Cabeça de Cuia, comemorar e difundir a história de um cara que matou a própria mãe...e na logomarca que fizeram na cidade o "Cabeça de Cuia" é um monstro!!! Sei que é importante a gente trabalhar uma identidade cultural em Teresina, que é uma cidade nova e não tem muita tradição...preservar o pouco que nós temos e tal...mas vamos contar pras nossas crianças histórias mais bonitinhas....o mundo já está tão feio! (pra pensar)

7 comentários:

L.H. disse...

E sabe o que mais me espanta Jana? a idéia de tornar isso um haloween local. Pô já e uma alteração da matriz, aimposição de um novo hábito afinal ninguem comemorava essa lenda quando ela surgiu... e essa espécie de transmutação que lá elescomemoram aqui a gente vai comemorar nao é mieo sei lá um teoço de aculturação... eu sempre me questiono. Me incomoda essa alegoria a pobreza e a mulher que segura um cigarro na mão...me assusta as vezes. Mas ao mesmo tempo como fugir disso, como tornar moralmente leve?

Anônimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anônimo disse...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

Anônimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Anônimo disse...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

Anônimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anônimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»