terça-feira, novembro 28, 2006

O Piauí (e o nosso Sertão) em São paulo, no Itaú Cultural







Fiquei muito curiosa com este trabalho:

"O espetáculo Isabel Torres - primeira criação do coreógrafo francês Jérôme Bel para uma companhia da América Latina - integra a programação de artes cênicas do evento Primeira Pessoa. A peça é uma recriação do espetáculo produzido originalmente pela Ópera de Paris em 2004. Trata-se de uma surpreendente viagem pela historia do balé e pelo cotidiano dos corpos de baile em todo o mundo. Na Ópera de Paris, chamou-se Veronique Doisneau, nome da bailarina escolhida para protagonizar a peça. No Rio de Janeiro, a bailarina escolhida foi Isabel Torres, há 25 anos profissional do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

jérôme bel - Um dos mais importantes encenadores da atualidade, o francês Jérôme Bel se tornou sinônimo de ruptura na dança contemporânea. Conhecido por desafiar os limites do que se convenciona chamar dança, seus espetáculos são um convite a pensar nos limites de conceitos-chave do século XX, como autoria, disciplinas, arte conceitual e corpo.
A programação de artes cênicas do
Primeira Pessoa segue com os espetáculos Sertão, de Marcelo Evelin, e ImPermanências, de Vera Sala."

Mas antes, teremos a oportunidade de assistir aqui, no teatro joão paulo II uma apresentação do Sertão, na terça dia 5 de dezembro - 20h.

pensando muito sobre corpo, arte conceitual, clareza de idéias, estética... até que ponto a estética (estética diferente de beleza) de uma performance é importante como elemento de composição como espaço, trilha sonora etc e aonde ela vira um fim em si??? O dia inteiro hoje pensando nisso... quando a estética se sobressai mais que a temática, falta então uma informação que não foi corretamente passada... mas como fazer isso? Será que foi isso mesmo?? Muito confusa atépra raciocinar em cima disso. Mas só pra esclarecer que: a preocupação estética existe sim - e sempre vai existir pelo menos comigo - mas as relações descartáveis, o "corpo conteúdo", o jogar fora ou cuidar, os 200ml ( sabe-se lá de que) são muito mais importantes...
-o corpo é descartável ou ele só descarta pessoas, coisas, relações?
-corpo conteúdo ou continente?
ahhhhhhhhh...

2 comentários:

L.H. disse...

vou transcrever pro blog ok??
poso?
senão tu tira..rssrs

janalobo disse...

pode sim!!